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Eleições: Principais erros cometidos nas Redes Sociais

Publicado em: 04-09-2012 11:59:40

As Redes Sociais são a sensação do momento e a expectativa acerca da relevância ou não dessa ferramenta de comunicação no processo eleitoral é muito grande. Até que ponto e qual a penetração e o efeito prático das Redes Sociais em relação à divulgação de ideias e projetos? Afirmo categoricamente, que mesmo não sendo o espaço ideal para a divulgação pormenorizada de um plano de governo, é determinante para a divulgação da marca da campanha. Os candidatos estão investindo cada vez mais nas redes sociais justamente por isso, através delas, podem apresentar a marca com um custo quase irrelevante se comparado ao das mídias tradicionais.

Porém, é preciso muita cautela ao trabalhar com essa mídia, afinal de contas com o nome e a imagem, não se brinca. Muitos são os que erram e é possível aprender com os erros alheios.  A esse respeito li um artigo que enumerava algumas das principais falhas de marketing de empresas e pessoas na grande rede. Citarei algumas, de maneira resumida e adequadas ao período pré-eleições, para que você leitor e/ou candidato possa utilizar como exemplo para não cometê-las também.

Não ter estratégia definida é uma delas. Não basta ter uma conta no Twitter ou no Facebook para conquistar eleitores. Soa um tanto óbvio, não? Porém, muitos candidatos ainda pensam que sua mera presença nas redes sociais será sinônima de sucesso. Ledo engano. Se não houver um plano de marketing bem elaborado e metas a serem seguidas, a marca será apenas “mais uma” e, sem planejamento estratégico, ainda correrá o risco de ser prejudicada.

Não prestar atenção aos comentários dos eleitores também é um erro, principalmente se for uma crítica. Os comentários dos fãs e seguidores indicam a qualidade das propostas oferecidas. Desta forma, se não der ouvidos ao que sua audiência diz, estará minando suas chances de se ter êxito nas mídias sociais. A interação e a socialização são as regras de ouro deste “novo meio”.

Não é porque no “universo online” tudo ocorre de forma rápida que os resultados acontecerão da mesma maneira. Portanto, não crie expectativas ilusórias. Dê tempo ao tempo. Postar vinte vezes em um só dia e depois ficar mais de uma semana sem inserir uma informação é uma falha considerável. Ser consistente é fundamental para envolver e engajar fãs. Sendo assim, elabore uma frequência padrão de posts, analisando, é claro, o seu tipo de audiência.

O conteúdo de muitas Fanpages se restringe a seus produtos, ideias e serviços “maravilhosos”. Será que é isso que seu público-alvo deseja? Se alguém já curtiu sua página no Facebook e o segue no Twitter, é sinal de que já o admira. Logo, que tal compartilhar informações relevantes e até engraçadas, que tenham a ver com seu nicho de perfil, mas que não sejam especificamente sobre você?

Não é preciso estar em todas as mídias sociais para conquistar e fidelizar. Talvez seu serviço não combine, ainda, com o Pinterest, por exemplo. Então, por que forçar? Foque-se nas redes mais adequadas para seu negócio, com um bom plano de marketing já estabelecido. Embora a comunicação na web 2.0 deva ser ágil, revise os textos. Inserir textos com erros absurdos de português é uma prática quase imperdoável. Não custa nada revisar. Esse tipo de falha resulta em péssima publicidade.

Finalizando, além de monitorar o próprio desempenho, é essencial acompanhar os outros candidatos. Essa é uma das formas de identificar tendências e a reconhecer “erros e acertos”. É muito importante também ter carisma neste meio. Como mencionado anteriormente, é importante o bom humor e a linguagem informal nas redes sociais. A presença meramente burocrática não é nada atrativa, postagens interessantes, manutenção constante significa a possibilidade desse posicionamento na Rede se transformar em votos.

    

Tags: Eleições 2012, marketing eleitoral, marketing político VOLTAR

 
‘‘ Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. ’’

Antoine De Saint-exupéry
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‘‘ Trabalho sério e comprometido. As vezes que trabalhei com a RCEM percebi empenho e envolvimento nos projetos. A empresa foca em resultado e o que é mais difícil hoje em dia, cumpre prazos.’’

Fábio Rodrigues
Presidente da Asimec e Diretor da Quality Móveis Cláudio-MG
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