Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

HOME EMPRESA PRODUTOS CURSOS PALESTRAS FULLSELLER PORTFÓLIO CLIENTES VÍDEOS ARTIGOS NOTÍCIAS IMPRENSA DEPOIMENTOS CONTATO
 

 

 

 

 

 

Eleições: Mudar ou continuar eis a questão

Publicado em: 04-09-2012 11:56:43

Dia desses falei em uma palestra que campanha eleitoral pra mim se compara a uma Copa do Mundo, dado meu envolvimento profissional e pessoal. No mesmo momento ouvi alguém da plateia comentar: "Tem gosto pra tudo". Minha história com a política, na prática começou em 1989, quando, juntamente com alguns amigos caminhamos ao lado do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva pelas ruas de Divinópolis. Naquela época torcer e fazer campanha pelo Partido dos Trabalhadores era sinônimo de rebeldia e protesto, era paixão pura. Coincidentemente relembrei esse período no mês passado conversando com o ex-secretário da juventude do governo Lula, Beto Cury.

Desde então sempre estive envolvido de alguma maneira nas campanhas, hoje, porém, sem paixão. Política pra mim é trabalho, ótima possibilidade de negócios e amizades. Sem nenhum idealismo, a minha preocupação é trabalhar estrategicamente para que meus clientes sejam vencedores nos pleitos. Portanto, em qualquer eleição, o melhor candidato, sem dúvida é aquele que nos contrata, independente de ideologia, partido ou convicções e como profissionais da política buscamos as informações nas entrelinhas, observamos todos os detalhes pelo viés do Marketing. 

As oito campanhas atuando profissionalmente me proporcionaram o privilégio de saber o que funciona e o que não dá certo no período pré-eleições. Neste contexto, muitos programas de rádio e Tv acabam tornando-se um show de humor, de péssimo gosto, diga-se de passagem, pela falta de profissionalismo em muitas campanhas. É evidente, que textos criativos e envolventes, boas interpretações dos comunicadores são a única maneira de prender a atenção dos ouvintes e telespectadores, que andam tão desconfiados e apáticos quando o tema é política. É necessário que destaquemos também as Redes Sociais, mídias emergentes que tem surpreendido muita gente e até empresas, dada a repercussão que os assuntos surgidos por lá causam.

Embora estejamos em época de pleitos municipais, é interessante fazermos uma pequena análise de um cenário um pouco mais abrangente no tocante a administração pública. Deixando as paixões de lado, o que o país vive hoje começou com Fernando Collor, se lembram da abertura de mercado? Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula, agora a Dilma, e o Brasil crescendo e firmando-se no cenário mundial. É hipocrisia e falácia qualquer um dos líderes citados quererem assinar o "Projeto Brasil". Vez por outra vemos um deles "batendo no peito" e dizendo eu fiz. Em todas as administrações temos que abrir parênteses para denúncias de corrupções e fatos que evidenciaram as mazelas sociais e desrespeito com o ser humano e com o povo em várias esferas. Todos os governos tiveram virtudes e falhas.

Voltando à campanha municipal e ao marketing, algumas leis relativamente recentes são contestáveis, exemplo disso a que diz respeito a brindes e showmícios por exemplo. O fato de serem proibidos não impede que os candidatos que tenham maior poder econômico façam uso do mesmo.  Jeito de fazer prevalecer esse poder é o que não falta, cabe aos candidatos trabalharem estrategicamente, com muito ou pouco recurso financeiro, suas campanhas, ficando para o eleitor a decisão final na urna. O que vai pautar a campanha e o pleito é o seguinte questionamento: mudar ou continuar?

Reginaldo Rodrigues

Consultor e Palestrante

    

Tags: Eleições 2012, marketing eleitoral, marketing político VOLTAR

 
‘‘ Entre saber e fazer existe singular diferença. Quase todos sabem, poucos fazem. ’’

Chico Xavier
Outras citações...
Saiba Mais
Mensagens
Comerciais
Fotos
Twitter
Blog
‘‘O curso proporcionou grandes conhecimentos em comunicação, que irão ajudar-nos muito no dia-a-dia.’’

Helder Jaime
Sicoob Lagoacred Gerais
Outros depoimentos...

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

HOME | EMPRESA | PRODUTOS | CURSOS | PALESTRAS | FULLSELLER | PORTFÓLIO | CLIENTES | VÍDEOS | ARTIGOS | NOTÍCIAS | IMPRENSA | DEPOIMENTOS | CONTATO
© Copyright RCEM. Todos os direitos reservados
Visitas: 254.386