Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

HOME EMPRESA PRODUTOS CURSOS PALESTRAS FULLSELLER PORTFÓLIO CLIENTES VÍDEOS ARTIGOS NOTÍCIAS IMPRENSA DEPOIMENTOS CONTATO
 

 

 

 

 

 

Eleições: Mudar ou continuar eis a questão

Publicado em: 04-09-2012 11:56:43

Dia desses falei em uma palestra que campanha eleitoral pra mim se compara a uma Copa do Mundo, dado meu envolvimento profissional e pessoal. No mesmo momento ouvi alguém da plateia comentar: "Tem gosto pra tudo". Minha história com a política, na prática começou em 1989, quando, juntamente com alguns amigos caminhamos ao lado do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva pelas ruas de Divinópolis. Naquela época torcer e fazer campanha pelo Partido dos Trabalhadores era sinônimo de rebeldia e protesto, era paixão pura. Coincidentemente relembrei esse período no mês passado conversando com o ex-secretário da juventude do governo Lula, Beto Cury.

Desde então sempre estive envolvido de alguma maneira nas campanhas, hoje, porém, sem paixão. Política pra mim é trabalho, ótima possibilidade de negócios e amizades. Sem nenhum idealismo, a minha preocupação é trabalhar estrategicamente para que meus clientes sejam vencedores nos pleitos. Portanto, em qualquer eleição, o melhor candidato, sem dúvida é aquele que nos contrata, independente de ideologia, partido ou convicções e como profissionais da política buscamos as informações nas entrelinhas, observamos todos os detalhes pelo viés do Marketing. 

As oito campanhas atuando profissionalmente me proporcionaram o privilégio de saber o que funciona e o que não dá certo no período pré-eleições. Neste contexto, muitos programas de rádio e Tv acabam tornando-se um show de humor, de péssimo gosto, diga-se de passagem, pela falta de profissionalismo em muitas campanhas. É evidente, que textos criativos e envolventes, boas interpretações dos comunicadores são a única maneira de prender a atenção dos ouvintes e telespectadores, que andam tão desconfiados e apáticos quando o tema é política. É necessário que destaquemos também as Redes Sociais, mídias emergentes que tem surpreendido muita gente e até empresas, dada a repercussão que os assuntos surgidos por lá causam.

Embora estejamos em época de pleitos municipais, é interessante fazermos uma pequena análise de um cenário um pouco mais abrangente no tocante a administração pública. Deixando as paixões de lado, o que o país vive hoje começou com Fernando Collor, se lembram da abertura de mercado? Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula, agora a Dilma, e o Brasil crescendo e firmando-se no cenário mundial. É hipocrisia e falácia qualquer um dos líderes citados quererem assinar o "Projeto Brasil". Vez por outra vemos um deles "batendo no peito" e dizendo eu fiz. Em todas as administrações temos que abrir parênteses para denúncias de corrupções e fatos que evidenciaram as mazelas sociais e desrespeito com o ser humano e com o povo em várias esferas. Todos os governos tiveram virtudes e falhas.

Voltando à campanha municipal e ao marketing, algumas leis relativamente recentes são contestáveis, exemplo disso a que diz respeito a brindes e showmícios por exemplo. O fato de serem proibidos não impede que os candidatos que tenham maior poder econômico façam uso do mesmo.  Jeito de fazer prevalecer esse poder é o que não falta, cabe aos candidatos trabalharem estrategicamente, com muito ou pouco recurso financeiro, suas campanhas, ficando para o eleitor a decisão final na urna. O que vai pautar a campanha e o pleito é o seguinte questionamento: mudar ou continuar?

Reginaldo Rodrigues

Consultor e Palestrante

    

Tags: Eleições 2012, marketing eleitoral, marketing político VOLTAR

 
‘‘ O único lugar onde o êxito chega antes do trabalho é no dicionário. ’’

Vidal Sassoon
Outras citações...
Saiba Mais
Mensagens
Comerciais
Fotos
Twitter
Blog
‘‘O Curso me trouxe vantagens no trabalho, melhorei o atendimento aos clientes e a comunicação geral.’’

José Fernando
Presidente da Loja Maçônica Monte das Oliveiras Oliveira-MG
Outros depoimentos...

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

HOME | EMPRESA | PRODUTOS | CURSOS | PALESTRAS | FULLSELLER | PORTFÓLIO | CLIENTES | VÍDEOS | ARTIGOS | NOTÍCIAS | IMPRENSA | DEPOIMENTOS | CONTATO
© Copyright RCEM. Todos os direitos reservados
Visitas: 249.784